Por que utilizar um filtro para trator é tão importante?
Por que utilizar um filtro para trator é tão importante?

Por que utilizar um filtro para trator é tão importante?

Veja agora algumas definições deste equipamento e sua importância

Todo motor a combustão tem em sua estrutura básica a inclusão de filtros em diversas etapas do seu processo de funcionamento para desempenhar diferentes funções a depender de suas finalidades. Existem dois tipos de purificação de óleo combustível: a filtragem e a micro filtragem. A primeira é capaz de reter partículas de até 10 micras, já a segunda tem granulometria de até 2 micras. 

A principal vantagem da utilização dos filtros de trator é garantir a segurança em termos de contaminação do óleo por partículas ou água durante as atividades da máquina, seja em ambientes urbanos ou no campo. Os sistemas de micro filtragem são  mais recomendados no caso de sistemas hidráulicos muito sensíveis à contaminação por partículas. A Retratecc preparou o presente conteúdo para buscar sanar suas dúvidas sobre a utilização dos filtros para trator e, caso elas permaneçam intactas após a leitura deste texto, procure um de nossos especialistas.

POR QUE EU DEVERIA USAR FILTROS AGRÍCOLAS? 

A aquisição de novos ativos para uma empresa é um processo que requer cálculos de viabilidade econômica e técnica que estão associados à informação sobre a vida útil do equipamento. Essa estimativa é oferecida pelos fabricantes, considerando que os períodos de manutenção sejam cumpridos corretamente e as práticas recomendadas para cada máquina sejam seguidas adequadamente. Dessa forma, o principal argumento para usar filtros para um trator é o ganho financeiro. Isso porque toda a análise de investimento estará em risco se você não puder contar com o prazo de vida útil estimado pelo fabricante.

Com a redução da vida útil do equipamento, o prazo de depreciação será menor e no fim das contas o valor extraído do investimento talvez não compense o investimento inicial. Neste caso, o motivo não seria exatamente o fato do equipamento ser ruim, mas porque não foram tomados as cautelas necessárias para garantir que a máquina se mantenha em níveis excelentes de operação. 

Já em termos de manutenção, é importante lembrar-se da importância de utilização das políticas de promoção de uso de biodiesel. Com o intuito de reduzir a emissão de gases responsáveis pelo efeito estufa, até 10% do óleo diesel comercializado pode ser misturado com biodiesel, proporcionando um avanço sustentável e, ao mesmo tempo, demandando maiores cuidados com a filtragem. A instalação de filtros agrícolas é básica para assegurar a preservação dos ativos de qualquer trator a fim de garantir que o maior valor seja extraído do investimento.

COMO SEI QUAIS FILTROS UTILIZAR EM MINHAS MÁQUINAS?

Atualmente há vários modelos de filtros que devem ser substituídos ao mesmo tempo em que é feita a troca de óleo. Para saber quais modelos podem ser usados em sua máquina, consulte o manual do usuário. Já os sistemas integrados são principalmente os purificadores como os POC e os dispositivos de diálise. Para certificar-se de que os filtros estão cumprindo seu papel, devem-se incluir análises de óleo periódicas em sua rotina de manutenção.

A aquisição dos sistemas de filtragem e micro filtragem deve ser escolhida caso a caso para que a recomendação seja condizente com suas necessidades reais em campo. A dica aqui é observar o custo e o prazo do investimento feito em suas máquinas para ter ideia se terá um bom custo-benefício da instalação deste sistema. Quase sempre, a análise retorna com uma resposta positiva para aquisição, uma vez que a manutenção preditiva previne inúmeros gastos com manutenções corretivas e paradas não previstas na produção que são prejuízo certo.

É importante frisar que todo sistema que compõe um trator terá filtros nas entradas e/ou saídas dele. Os filtros que integram aos tratores costumam ser:

Filtro de ar;

Filtro de combustível;

Filtro de lubrificante;

Filtro de sistema hidráulico.

Portanto, a escolha dos filtros varia de acordo com inúmeros atenuantes a depender do seu perfil e dos objetivos que você pretende alcançar. A filtragem de óleo pode ser feita de modo embarcado ou em alguma doca de manutenção, conforme o modelo escolhido. Também, dependendo da sensibilidade do sistema e do seu custo de aquisição, deve-se cuidar para que a vida útil seja aquela esperada, sempre realizando as manutenções apropriadas no período indicado pelo fabricante.

Por essas e muitas outras razões é importante nunca deixar de cuidar dos equipamentos, pois o bom funcionamento deles garantem que eles usufruam um melhor desempenho. A Retratecc preza pela qualidade dos equipamentos para tratores e se mantém com ótima reputação no mercado, conquistando cada vez mais clientes. A empresa oferece peças para produtos de diferentes marcas, tendo em vista o foco de suprir ao máximo as necessidades e exigências de nossos clientes mais rigorosos. 

É preciso ter algumas precauções também no momento de adquirir alguns equipamentos específicos, sobretudo no que diz respeito ao material e sua garantia. Isso também é outro elemento que diferencia a Retratecc de suas concorrentes, visto que há mais de 15 anos ela valoriza profissionais competentes e materiais qualificados para melhorar o desempenho e a praticidade de qualquer obra ou construção. 

Acesse nosso site e saiba mais sobre nossos serviços. 

All comments

Leave a Reply